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O design da fotografia

Un libro de Jeremy Webb

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O design da fotografia é uma introdução à metodologia do design na criação de imagens fotográficas. Em uma época em que somos bombardeados por fotografias por todos os lados, este livro mostra de que forma o conhecimento dos princípios do design é capaz de agregar valor e dar um maior nível de profundidade às imagens fotográficas. Levar o design em conta na hora de produzir uma fotografia não significa trabalhar com lentidão nem é sinônimo de obstáculo. Muito ao contrário: o conhecimento dos princípios do design desempenha um papel vital na criação de imagens duradouras e de qualidade.

A ampla gama de fundamentos relacionados ao design e sua aplicação fotográfica – entre os quais estão incluídos o uso dos espaços vazios, das linhas, das formas, das cores, das texturas e da luz – fazem que este livro seja um guia completo. O primeiro capítulo repassa a teoria do desenho fotográfico e analisa temas relacionados ao procedimento (enquadramento, ângulo, ponto de vista). O segundo capítulo enumera os principais elementos de design que intervêm na captura fotográfica (forma, luz, cor etc.). O terceiro capítulo, por sua vez, mostra como os elementos do design são processados, combinados e manipulados de maneira a criar imagens atrativas e potentes. O quarto capítulo trata da profundidade e da escala; o quinto, do movimento e do fluxo; o sexto, da ênfase e da emoção. Por fim, o sétimo e último capítulo explora como aplicar todos esses conhecimentos teóricos na prática com vistas a conseguir uma boa estruturação do trabalho fotográfico mediante o design.

Descripción técnica del libro:

16 x 23cm
192 páginas
Portugués
ISBN/EAN: 9788565985758
Rústica
2014
Descripción
Descripción

Detalles

O design da fotografia é uma introdução à metodologia do design na criação de imagens fotográficas. Em uma época em que somos bombardeados por fotografias por todos os lados, este livro mostra de que forma o conhecimento dos princípios do design é capaz de agregar valor e dar um maior nível de profundidade às imagens fotográficas. Levar o design em conta na hora de produzir uma fotografia não significa trabalhar com lentidão nem é sinônimo de obstáculo. Muito ao contrário: o conhecimento dos princípios do design desempenha um papel vital na criação de imagens duradouras e de qualidade.

A ampla gama de fundamentos relacionados ao design e sua aplicação fotográfica – entre os quais estão incluídos o uso dos espaços vazios, das linhas, das formas, das cores, das texturas e da luz – fazem que este livro seja um guia completo. O primeiro capítulo repassa a teoria do desenho fotográfico e analisa temas relacionados ao procedimento (enquadramento, ângulo, ponto de vista). O segundo capítulo enumera os principais elementos de design que intervêm na captura fotográfica (forma, luz, cor etc.). O terceiro capítulo, por sua vez, mostra como os elementos do design são processados, combinados e manipulados de maneira a criar imagens atrativas e potentes. O quarto capítulo trata da profundidade e da escala; o quinto, do movimento e do fluxo; o sexto, da ênfase e da emoção. Por fim, o sétimo e último capítulo explora como aplicar todos esses conhecimentos teóricos na prática com vistas a conseguir uma boa estruturação do trabalho fotográfico mediante o design.

Jeremy Webb vive en Norwich (Reino Unido), es fotógrafo y profesor. Posee una gran experiencia como docente y director de talleres —tanto en la enseñanza superior como en cursos avanzados— y ha sido tutor a distancia en varias instituciones. Trabaja tanto con película como con medios digitales
y ha ganado varios premios por sus creaciones con Photoshop. Es autor de Creative Vision (2005).

Índice de contenidos
Índice de contenidos
Sumário
 
Introdução
 
1 Teoria básica do design fotográfico
O papel do visor na fotografia
O uso do espaço
Decisões sobre posicionamento
Estudo de caso 1 – Pontos de vista
As regras e quando romper com elas
Exercício 1 – Cortes
 
2 Forma, iluminação e cor
Linha
Forma
Espaço
Textura
Estudo de caso 2 – Luz e tempo
Luz
Cor
Exercício 2 – Limitações do design
 
3 Repetição, ritmo e contraste
Padrão
Repetição
Interrupção
Variedade e unidade
Estudo de caso 3 – Profundidade e luz
Ritmo
Contraste
Exercício 3 – Forma e estrutura
 
4 Profundidade e escala
Como contornar as limitações
Profundidade real e         ilusória
Escala e proporção
Estudo de caso 4 – Estilo e ambientação 4
A ausência de escala
Abstração
Exercício 4 – Imagens abstratas
 
5 Movimento e fluxo
Forças direcionais
Estudo de caso 5 – Linhas e formas
Contenção
Direção de fluxo
Exercício 5 – Observação
 
6 Ênfase e emoção
Ponto de interesse
Áreas em foco versus
áreas fora de foco          
Justaposição
Estudo de caso 6 – Justaposição
Incongruência
Humor e emoção
Exercício 6 – Temas
 
7 Juntando tudo
Expressão de vistas e visões
Simbolismo como escrita visual
Estudo de caso 7 – Fotografia vernacular
Estratégias criativas
Exercício 7 – Conceitos e ideias
 
Conclusão
Glossário
Bibliografia e webgrafia
Índice
Agradecimentos e créditos das imagens
A ética profissional
Lee un fragmento
Lee un fragmento

Trecho da introdução

A ideia de estudar os fundamentos do design na fotografia pode soar um pouco desencorajadora – algo parecido ao tédio decorrente da necessidade de aprender escalas musicais quando estamos começando a tocar um instrumento. O objetivo deste livro é justamente afastar esse tipo de associação negativa e mostrar como a fotografia sustentada na força dos fundamentos do design é capaz de resistir ao tempo e nos afetar profundamente. Usando uma metáfora simples, podemos dizer que o design desempenha um papel vital na transformação de imagens em atletas capazes de correr longas distâncias, e não simplesmente velocistas.
Nossa resistência contra os fundamentos do design reside, em parte, em nossa abordagem do design em seu sentido mais amplo. Simplesmente nos tornamos imunes ao efeito avassalador do design em nossa vida cotidiana. Do momento em que acordamos e jogamos nosso despertador no chão ao momento em que fechamos os olhos e desligamos o rádior-elógio, nossos dias estão tomados pelo design – presente em móveis bem projetados, em carros, revistas, embalagens, no urbanismo e assim por diante. A maior parte desse design funciona, embora algumas coisas não. Mas o design sempre promete alguma coisa – geralmente a ideia de que se destina a tornar nossa vida um pouco melhor.

É possível dizer que os fundamentos do design tornam também nossa fotografia um pouco melhor. No entanto, quando o dizemos dessa maneira, estamos de certa forma subestimando sua importância para os fotógrafos e amantes da fotografia. Em vez de existirem como um rigoroso conjunto de regras e diretrizes incontestáveis, os fundamentos do design aplicados à fotografia podem atuar como uma espécie de sistema nervoso fluido, flexível e invisível que dá vida às imagens. Alguns grandes fotógrafos têm sabedoria e discernimento suficientes para trabalhar com fundamentos do design. Porém, nem todos os fotógrafos compartilham desse mesmo talento. Felizmente, trata-se de uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida para criar imagens memoráveis e duradouras.

A expansão contínua da cultura digital reacendeu o interesse no mundo da fotografia como uma forma de arte de massa, e novos canais de distribuição foram abertos para o envio de bilhões de fotos que giram em todo o mundo em um ritmo estonteante. Mas não é apenas a nova era tecnológica que facilita o volume e a velocidade de distribuição de imagens – nossa mentalidade coletiva e nossa ânsia por velocidade também foram catalisadores dessa reação. O mundo simplesmente se converteu em um amontoado de fotografias, o que até então nunca havia acontecido.

No entanto, essa fome voraz de fotografia ainda carece de fotos com substância, arte, significado e poderosas intenções – o que se vê é uma vitória esmagadora do medíocre e do mundano. O que faz a fotografia resistir ao tempo? Um fotógrafo, que faz uso do seu senso de design e trabalha com estilo e visão, produz imagens que são mundos à parte daqueles criados quando se tem meramente a velocidade e a conveniência em mente.

Compreender o design não o atrapalhará, não o enganará nem se tornará um obstáculo em seu caminho. Trata-se de uma habilidade disponível para todos, a qualquer instante. E, se não nos dedicarmos a explorar todo o potencial da fotografia, ele ficará latente, quando deveria ser um elemento animado, vivo e impossível de ser ignorado. [...]

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

La prensa ha dicho
La prensa ha dicho

O design da fotografia

(Redação, Agitprop, 04/2015)

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«Em uma época em que somos bombardeados por fotografias por todos os lados, este livro mostra de que forma o conhecimento dos princípios do design é capaz de conferir maior nível de profundidade às imagens fotográficas.»(Redação, Agitprop, 04/2015)

O design da fotografia

(Marcelo Wieczorek, Fast Food Cultural, 03/2015)

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«Temas como enquadramento, contraste, ângulo, posicionamento, aplicação de cores e fundos, padrões, temas, abstratos, são apenas alguns dos assuntos que o livro aborda, para nos dar uma nova visão quando fomos trabalhar com isso.»(Marcelo Wieczorek, Fast Food Cultural, 03/2015)

O design da fotografia

(Rafa, Choco la Design, 03/2015)

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«Design e fotografia são duas áreas que caminham juntas e que acabam por produzir uma infinidade de excelentes criações. Para aqueles que ainda tem dúvida disso hoje eu vou fazer um review de um excelente título que ensina como um se relaciona com o outro.»(Rafa, Choco la Design, 03/2015)

O design da fotografia

(Andreia Verrone, Bons Tutoriais, 04/15)

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«O design da fotografia é um livro que mostra de que forma o conhecimento dos princípios do design é capaz de agregar valor e dar um maior nível de profundidade às imagens fotográficas.» (Andreia Verrone, Bons Tutoriais, 04/15)

O design da fotografia

(Juan Esteves, Blog Juan Esteves, 06/16)

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«A compreensão da composição da fotografia é essencial na transmissão de sua ideia e carrega em si mesma diferentes fundamentos para sua expansão. »(Juan Esteves, Blog Juan Esteves, 06/16)

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