ENVÍO GRATIS A ESPAÑA en pedidos superiores a 20 €

Manual dos tipos

Un libro de John Kane

Agotado

Avísame cuando este producto tenga stock:
Correo electrónico:
25,00 €

Este Manual dos tipos é uma introdução a tudo aquilo que qualquer estudante ou profissional de desenho gráfico deve saber sobre tipografia, a fim de desenvolver sensibilidade e conhecimentos tipográficos bem fundamentados.

O livro expõe os princípios básicos da tipografia e suas principais aplicações por meio de uma equilibrada combinação de história, teoria e prática. Assim, o leitor encontrará nestas páginas desde a descrição das partes da letra ou da classificação dos seus diferentes tipos à explicação de como se compõe o texto na página ou de como funcionam os sistemas de grids. Também encontrará uma breve e reveladora história da tipografia, bem como numerosos exemplos e exercícios práticos que visam a ajudar a adquirir um conhecimento experiencial da disciplina.

Baseada na sua segunda e bem-sucedida edição em inglês, esta edição incorpora novos diagramas explicativos e novos materiais sobre composição de textos, escolha de tipos e uso da cor. Além disso, o livro apoia-se em um novo site da web – www.atypeprimer.com (em inglês) – que reúne materiais adicionais e uma série de exercícios práticos.

Descripción técnica del libro:

17.5 x 25cm
240 páginas
Portugués
ISBN/EAN: 9788565985055
Rústica
2012
Descripción
Descripción

Detalles

Este Manual dos tipos é uma introdução a tudo aquilo que qualquer estudante ou profissional de desenho gráfico deve saber sobre tipografia, a fim de desenvolver sensibilidade e conhecimentos tipográficos bem fundamentados.

O livro expõe os princípios básicos da tipografia e suas principais aplicações por meio de uma equilibrada combinação de história, teoria e prática. Assim, o leitor encontrará nestas páginas desde a descrição das partes da letra ou da classificação dos seus diferentes tipos à explicação de como se compõe o texto na página ou de como funcionam os sistemas de grids. Também encontrará uma breve e reveladora história da tipografia, bem como numerosos exemplos e exercícios práticos que visam a ajudar a adquirir um conhecimento experiencial da disciplina.

Baseada na sua segunda e bem-sucedida edição em inglês, esta edição incorpora novos diagramas explicativos e novos materiais sobre composição de textos, escolha de tipos e uso da cor. Além disso, o livro apoia-se em um novo site da web – www.atypeprimer.com (em inglês) – que reúne materiais adicionais e uma série de exercícios práticos.

John Kane es profesor de diseño gráfico y tipografía en la Northeastern University de Boston y en la Rhode Island School of Design. Se dedica profesionalmente al diseño gráfico y a la docencia desde hace más de treinta años, y su trabajo ha sido premiado por distintas instituciones como el American Institute of Architects, el American Institute of Graphic Arts (AIGA) o la Society of Typographic Arts, entre otras.

Índice de contenidos
Índice de contenidos
Sumário
 
Agradecimentos
Introdução
 
Conceitos básicos
Descrevendo as formas das letras
A fonte
Descrevendo os tipos
Medindo tipos
Comparando tipos
Tipos display
 
O desenvolvimento da tipografia
Linha do tempo
Classificação dos tipos para texto
 
Letras, palavras e frases
Entendendo as formas das letras
Mantendo a altura-x
Forma/contraforma
Contraste
Reforçando o significado
Construindo frases e descobrindo sentidos
Tipo e cor
Português não é chinês
 
Texto
Ajustes de espacejamento: kerning e letterspacing
Formatação do texto
Textura
Digitação não é composição
Entrelinhamento e comprimento de linha
Proporções
Componentes da página
Diagramando o texto na página
Partes pré-textual e pós-textual
Indicação de parágrafos
Texto em destaque
Títulos dentro do texto
Viúvas e órfãs
 
Organização em colunas
Layouts organizados em colunas
Alinhamento cruzado
Expressando a hierarquia
Tabelas
Tipografia como imagem e informação
 
Construção de grids
Introdução
Um exemplo
Componentes de um grid
Grids básicos
Grids para grandes formatos
Grids para texto
Grids para texto e imagens
 
E depois...
Bibliografia selecionada
Índice remissivo
Lee un fragmento
Lee un fragmento

Trecho da Introdução

O Design soluciona problemas.
O Design gráfico soluciona problemas por meio de símbolos. A Tipografia representa um rico conjunto de símbolos capaz de tornar a linguagem visível. Obter êxito no trabalho com tipos é essencial para um design gráfico eficaz.

Desse modo, posso dizer que este é um libro prático.

Nos últimos vinte e poucos anos que passei ensinando tipografia, não consegui encontrar um texto que falasse claramente para estudantes sobre a relação complexa entre mensagem, imagem e história que permeia a tipografia. Alguns dos melhores textos de história são fracos nos exemplos; alguns dos melhores textos teóricos são mais voltados para profissionais do que para novatos. E nenhum texto traz informações de referência para o estudante que sirvam de apoio aos exercícios básicos de qualquer curso introdutório sobre o assunto. Minha intenção é apresentar princípios e aplicações básicas da tipografia de um modo que reflita o que acontece na sala de aula e dar suporte a essas informações por meio de uma série de exercícios que reforce o conhecimento adquirido.

Meu objetivo é levar você, iniciante no design gráfico, a entender e demonstrar os princípios básicos da tipografia. Se instinto é a soma de conhecimento e experiência, este livro é uma tentativa de ampliar as duas coisas para fortalecer seus próprios instintos tipográficos.

Também devo ressaltar que este livro é de um autodidata. Tudo que sei sobre tipografia foi aprendido nos livros, na prática e pela observação. Tive sorte o bastante de começar lendo Emil Ruder. E tive a sorte de trabalhar em Boston numa época em que dúzias de profissionais talentosos tentavam resolver os mesmos problemas que eu enfrentava diariamente, quando migramos dos tipos de metal para a fotocomposição até chegarmos aos tipos digitais diante de nossos Macs. Aprendi com eles a aplicação constante da teoria na prática, a ter um respeito eterno pela forma das letras e a buscar incessantemente aquele momento em que o pessoal encontra o platônico, ou ao menos chega perto dele.

Paul Rand uma vez escreveu: “A tipografia é uma arte. Boa tipografia é Arte”, e nisso reside o problema para professores e estudantes. Um ofício pode ser ensinado. Já a arte é uma expressão individual. Muitos estudantes novatos frustram-se com o fato de não haver regras exatas em tipografia, ou uma receita infalível para o sucesso. A dificuldade pedagógica é que a tipografia tem um sistema de princípios baseado na experiência, e estes princípios evoluem à medida que a linguagem e a mídia evoluem também. Incontáveis vezes os estudantes me perguntam se algo está certo, mas na verdade não existe o “certo” em tipografia. A pergunta que deveriam fazer a si próprios é: “Isso funciona? É útil?” Designers usam a tipografia como uma resposta — a uma mensagem, um público, um meio. A única maneira de reconhecer se determinado projeto ou composição tipográfica obteve sucesso é pela sua observação direta. Leva tempo, tentativa e erro até sabermos o que funciona e deixarmos de nos angustiar com o que poderia ou não parecer “certo”.

Se você examinar sozinho os exemplos deste livro, é possível que tenha experiência suficiente para testar suas próprias ideias em aplicações tipográficas. Afinal, aquilo que cada designer traz para um projeto — isto é, a soma do que sabe ou sente, a experiência que lhe é própria — é que irá garantir que a variedade, o entusiasmo e, algumas vezes, a genialidade, continuem inspirando o design gráfico. Este livro não trata de estilo (uma expressão característica de atitude), mas sugere caminhos para se pensar e fazer o design de modo inteligente. O estilo pertence ao indivíduo; já o encantamento em relação ao pensar e ao fazer pode ser compartilhado por todos.

As atitudes norteadoras por trás do que é apresentado neste livro são aquelas que vitalizaram a maior parte da arte no século XX:

O conteúdo dita a forma.
Menos é mais.
Deus mora nos detalhes.*

Esses três princípios identificam perfeitamente o trabalho do tipógrafo: uma expressão clara e apropriada da mensagem do autor, economia inteligente dos meios e conhecimento profundo do ofício. [...]

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

La prensa ha dicho
La prensa ha dicho

Manual dos tipos

(Rafael Costa, Design Zero Um, 05/15)

Acceder

«Dedica-se profissionalmente ao desenho gráfico e à docência há mais de trinta anos, e seu trabalho foi premiado por diversas instituições como o American Institute of Architects, o American Institute of Graphic Arts (AIGA) e a Society of Typographic Arts. Ou seja, o cara é uma verdadeira autoridade quando o assunto é tipografia.» (Rafael Costa, Design Zero Um, 05/15)

Opiniones

DANOS TU OPINIÓN

Escribir Tu Propia Revisión

Estás revisando: Manual dos tipos

¿Cómo valoras este producto? *