ENVÍO GRATIS A ESPAÑA en pedidos superiores a 20 €

A modernidade superada
Ensaios sobre arquitetura contemporânea

Agotado

Avísame cuando este producto tenga stock:
Correo electrónico:
20,00 €
15 x 21cm
184 páginas
Portugués
ISBN/EAN: 9788565985031
Rústica
2013
Longseller

Esta coleção de ensaios propõe uma reflexão sobre os conceitos que alicerçaram tanto a evolução quanto a crise da arquitetura moderna. Por meio de nove textos, Josep Maria Montaner aborda alguns pontos-chave do movimento moderno – como o racionalismo, a atitude de ruptura e a vontade de expressividade – para destacar como foram superadas as insuficiências da modernidade, espec...

Leer más
Descripción
Descripción

Detalles

Esta coleção de ensaios propõe uma reflexão sobre os conceitos que alicerçaram tanto a evolução quanto a crise da arquitetura moderna. Por meio de nove textos, Josep Maria Montaner aborda alguns pontos-chave do movimento moderno – como o racionalismo, a atitude de ruptura e a vontade de expressividade – para destacar como foram superadas as insuficiências da modernidade, especialmente nos países nórdicos, na Europa mediterrânea, na América Latina e em outros contextos periféricos.

Este livro, um dos principais clássicos teóricos para entender o movimento moderno na arquitetura, traz esta nova edição cuidadosamente revisada e atualizada, incorporando, além disso, uma nova introdução e um texto inédito que aborda os problemas de conservação do patrimônio arquitetônico moderno.
 

Josep Maria Montaner (Barcelona, 1954) es doctor arquitecto y catedrático de Composición en la Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB-UPC), donde ha codirigido el máster Laboratorio de la vivienda del siglo XXI. Ha sido profesor invitado en diversas universidades de Europa, América y Asia, y es autor de numerosos artículos y publicaciones, entre los que destacan Sistemas arquitectónicos contemporáneos (2008), La modernidad superada (2011, 2ª ed.), Arquitectura y política (2011, con Zaida Muxí), Arquitectura y crítica (2013, 3ª ed.), Del diagrama a las experiencias, hacia una arquitectura de la acción (2014) y La condición contemporánea de la arquitectura (2015) todos ellos publicados por la Editorial Gustavo Gili. Colaborador habitual en revistas de arquitectura y en los diarios españoles El País y La Vanguardia, desde junio de 2015 es concejal de Vivienda y concejal del distrito de Sant Martí en el Ayuntamiento de Barcelona.

Índice de contenidos
Índice de contenidos

Sumário

Prólogo à nova edição

Arquitetura e mímese: a modernidade superada
Espaço e antiespaço, lugar e não lugar na arquitetura moderna
O racionalismo como método de projeto: progresso e crise
A expressão na arquitetura posterior ao movimento moderno
Tipo e estrutura. Eclosão e crise do conceito de tipologia arquitetônica
Modernidade, vanguardas e neovanguardas
O lugar metropolitano da arte
A fragilidade da arquitetura moderna: paradoxos tecnológicos, funcionais e simbólicos em sua reabilitação
A beleza das arquiteturas ecológicas

Nota bibliográfica
Índice onomástico

La prensa ha dicho
La prensa ha dicho

A modernidade superada

(Redação, Vitruvius, 10/2013)

Acceder

«Esta coleção de ensaios propõe uma reflexão sobre os conceitos que alicerçaram tanto a evolução quanto a crise da arquitetura moderna.» (Redação, Vitruvius, 10/2013)

A modernidade superada

(Redação, Arq!Bacana, 04/13)

Acceder

«O autor aborda, por meio de nove textos, pontos importantes do movimento moderno na arquitetura, como o racionalismo, a atitude de ruptura e a vontade de expressividade. Além disso, a publicação busca destacar como foram superadas as insuficiências do modernismo.» (Redação, Arq!Bacana, 04/13)

Opiniones

DANOS TU OPINIÓN

Escribir Tu Propia Revisión

Estás revisando: A modernidade superada

¿Cómo valoras este producto? *